Vale a pena a manutenção Preventiva?
Tanto as empresas como os motoristas autônomos, acabam deixando para a ultima hora a manutenção da sua frota, hora por falta de recursos, hora por falta de tempo. O ritmo de trabalho, na maioria das vezes intenso, com alto custo e com poucos pontos de serviço e manutenção, é um fator que afeta diretamente o desgaste do veículo, que, na maior parte do tempo, trabalha em seu limite operacional.
Mas sabia que um das melhores opções é fazer a manutenção preventiva? Pois você consegue solucionar o problema antes que ele aconteça, evitando assim maiores custos ou até mesmo ter que parar seu veículo por mais tempo, aumentando assim a confiabilidade e até mesmo estender a vida útil do seu veículo.
Abaixo iremos explicar quais os 2 tipos de manutenção mais comum no Brasil:
1) Manutenção Corretiva: essa manutenção só ocorre quando uma peça ou um sistema do caminhão para de funcionar, sem um prévio planejamento, te impedindo às vezes de conseguir peças mais baratas ou mão de obra de qualidade, pois terá urgência em voltar a colocar seu veículo a rodar e muita das vezes ocorre ainda quando o caminhão está carregado em plena viagem.
2) Manutenção Preventiva: Consiste em um trabalho de prevenção e estudo sobre o desempenho do veículo, assim você corre menos o risco de te seu caminhão parado, pois os equipamentos e peças tendem ser manter seguras e em pleno funcionamento. Aqui você trata do problema antes que ele ocorra. Nesse tipo de manutenção você também consegue reduzir os custos, pois terá mais tempo para cotação de peças e serviços. Outro fator que mostra a importância da manutenção preventiva, que diminui as chances de seu caminhão tenha algum problema carregado em rota, atrasando a entrega e consequentemente tendo desgaste na relação com seu cliente.
Outro fator que chame a atenção para a manutenção preventiva é que o Código de Trânsito informa que desse ser observado antes mesmo de o motorista pegar estrada, que todos os itens devem ser chegados constantemente como pneus, suspensão, freios e equipamentos obrigatórios, pois todos devem estar em perfeitas condições de usos. Além do mais um dos maiores fatores envolvendo os acidentes com o caminhões são falhas mecânicas, pois são equipamentos grandes e imensamente pesados, as consequências de uma falha podem ser irreversíveis.
APP LOG3 (baixe no seu celular as melhores cargas estão aqui)




Nenhum comentário:
Postar um comentário